JÁ DISPONÍVEL EM PDF DE ALTA RESOLUÇÃO: Catálogo da 68ª Permuta por Correspondência Inter-associados, de 9 de dezembro 2016

Segunda-feira, 14 de Novembro de 2016
JÁ DISPONÍVEL EM PDF DE ALTA RESOLUÇÃO: Catálogo da 68ª Permuta por Correspondência Inter-associados, de 9 de dezembro 2016

Já está disponível no portal da SPN o CATÁLOGO da 68ª Permuta por Correspondência Inter-Associados que decorrerá no próximo dia 9 de DEZEMBRO de 2016, pelas 21H30, na sede da SPN  (http://spnumismatica.pt/index.php?pageId=permutas_catalogo).

Esta Permuta é constituída por 1123 lotes, essencialmente moedas de Portugal e antigas colónias, estando também representada a Antiguidade Clássica, o numerário estrangeiro, o papel moeda e bibliografia numismática, naturalmente. A grande maioria dos lotes são uma parte da coleção do Senhor Francisco Augusto Santos, sócio fundador n.º 12 da SPN, que ao longo de muitas décadas e praticamente até ao seu falecimento foi constituindo de uma forma diligente e apaixonada uma extensa coleção de moedas.

Entre as várias centenas de moedas que irão à praça nesta 68ª Permuta da SPN, alguns dos lotes merecem destaque não só pela sua raridade mas também pela sua qualidade técnica e/ou estética. Começaremos por fazer referência ao lote de moedas da Numismática Clássica que embora reduzido, apresenta alguns lotes que não deixarão de ser apreciadas pelos interessados, seguindo-se um razoável número de dinheiros dos diferentes reinados. Chegados a D. Fernando, cumpre-nos apontar uma Barbuda - P, o Tornês de Busto e de Cruz, avultando, o Real Branco Ç - A, que consideramos raro. Em D. António, além dos Quatro Reais, destacamos um Tostão - A, que tal como todas as peças cunhadas em prata são bem escassas. Não podemos também, deixar de referir as moedas de ouro que vão desde D. Afonso V até D. Luís I com peças que embora não pretendam ser raridades, apresentam-se em perfeito estado de conservação. Das ex-províncias Ultramarinas, destacamos em Angola algumas das Macutas em prata, em Moçambique as duas datas dos "Canelos" e em São Tomé e Príncipe pelo seu estado, os cobres de 20; 40 e 80 Réis. Do restante pecúlio resta-nos chamar a vossa atenção para uma extensa lista de escolha em que estarão talvez representados numismas da maioria dos reinados da nossa longa e gloriosa História. Deixaremos uma última nota para as moedas "estrangeiras", pela variedade de países e ainda, para alguns Contos de Contar e um lote de fichas da Madeira. No Papel-Moeda não podemos deixar de referir um lote composto por notas que já não vão aparecendo frequentemente, onde sobressaem os 20 Escudos de Almeida Garrett e D. João de Castro e os 100 Escudos de Diogo do Couto e de Pedro Álvares Cabral.

Estamos em crer que esta Permuta despertará o maior interesse a todos os nossos Associados, tendo em conta a diversidade e qualidade dos lotes que irão ser levados à praça. Por isso, esperamos que a 68ª Permuta seja mais um êxito e desde já agradecemos toda a colaboração dos nossos Associados.

Dentro de uma a duas semanas será remetido a todos os Associados um exemplar impresso do catálogo agora disponibilizado em formato digital neste portal da Sociedade Portuguesa de Numismática.


< voltar

78ª Permuta Inter-Associados e NVMMVS: informação

NUMISMÁTICA LEILÕES: 47º leilão, em 25 de junho de 2021
NUMISMÁTICA LEILÕES: 47º leilão, em 25 de junho de 2021