Livro das Medalhas do Brasil, por Cláudio Amato

Sexta-feira, 22 de Maio de 2015
Livro das Medalhas do Brasil, por Cláudio Amato

Por oferta de um nosso Associado brasileiro à Biblioteca da SPN, chegou-nos o "Livro das Medalhas do Brasil, 1596-2014", da autoria de Cláudio Amato (São Paulo: Artgraph, 2014, 292 págs., il. ISBN 978-85-62882-17-3), onde se inventaria um elevado conjunto de medalhas referentes ao Brasil sem a pretensão de ser um trabalho exaustivo como afirma o Autor. Como são naturalmente incluídas nesta recolha medalhas do Brasil colonial, esta obra também terá muito interesse para os colecionadores de medalhas portuguesas.

O catálogo, ordenado cronologicamente, é dividido em duas partes: a primeira (pp. 15-166) onde constam as peças ilustradas e a segunda parte (pp. 167-262) constituída por uma relação das medalhas não ilustradas(a grande maioria); entre as págs. 263-286, é publicado suplemento à 1ª parte do catálogo. Considerando o elevado número de material inventariado, Claudio Amato optou por fazer uma descrição minimalista das peças incluídas no catálogo, solução que poderá tornar difícil a utilização desta obra por colecionadores menos experientes; sempre que foi possível, regista-se o número de exemplares de cada emissão, o(s) metal(is) utilizado(s), o peso, diâmetro, gravador e naturalmente estima-se o valor comercial de cada peça.

Presumivelmente, como a intenção de Cláudio Amato foi elaborar uma obra que servisse como catálogo/preçário destinados a colecionadores, descurou a parte sobre a história da medalha do Brasil, dos artistas/gravadores, das grandes coleções públicas e privadas, matérias que certamente muito enriquerceriam este seu livro. Compreende-se, por isso, que entre a bibliografia utilizada constem quase em exclusivo autores brasileiros, com exceção de Julius Meili, não aparecendo referenciada sequer trabalhos de Lopes Fernandes e Artur Lamas, autores de obras ainda hoje de referência para a medalhística portuguesa.

Uma palavra final para a atraente apresentação gráfica deste livro, lamentando-se contudo a menor qualidade de algumas fotos reproduzidas mas perfeitamente compreensível em trabalhos deste tipo, considerando a quantidade de materiais utilizados. Pelo que fica dito, felicitamos o Autor e a Editora desta obra que passa a ser um novo instrumento de trabalho muito útil a todos os aficionados pela medalhística brasileira.

Rui M.S. Centeno


< voltar

A SPN presente no lançamento das moedas comemorativas dos 50 ANOS do 25 de Abril
A SPN presente no lançamento das moedas comemorativas dos 50 ANOS do 25 de Abril

AOS SENHORES ASSOCIADOS: 84ª Permuta da SPN já em adiantada fase de produção
AOS SENHORES ASSOCIADOS: 84ª Permuta da SPN já em adiantada fase de produção