Foi apresentado no passado sábado (26 de setembro), nas instalações da Universidade Sénior de Vila Real, um documentário sobre o nosso consócio Padre João Parente, onde se aborda em particular a sua faceta de colecionador e estudioso de Numismática Antiga.
Perante um auditório repleto, este trabalho em formato DVD, realizado por João Dias, contou com a presença de diversas personalidades ligadas à área do Património e da Numismática que destacaram a ação do Padre Parente na preservação e estudo dos achados monetários, em especial da época romana, encontrados em Trás-os-Montes, que lhe permitiu reunir uma coleção de mais de 50.000 moedas, hoje patente no Museu Numismático de Vila Real. Na cerimónia o representante da Universidade Sénior propôs à Senhora Vice-Presidente da Câmara de Vila Real que o município estudasse a possibilidade do referido museu passar a designar-se Museu Numismático Padre João Parente, proposta que recebeu um caloroso aplauso da numerosa assistência.
O visionamente de excertos do documentário realizado por João Dias recebeu também o agrado do público presente que, finalizada a sessão, teve a oportunidade de adquirir um exemplar do DVD que relata a ação do Padre João Parente, personalidade incontornável da cultura transmontana.
A Sociedade Portuguesa de Numismática, presente nesta cerimónia, felicita o autor do documentário e congratula-se por mais esta merecida homenagem ao nosso ilustre associado, Padre João Parente.
< voltar