Na última semana (12 a 14 de setembro) decorreu em Pontevedra a 17ª edição do “Congreso Nacional Numismática” espanhol, em Pontevedra sob a temática “Numismática, que e para que?”. O evento contou com mais de 80 comunicações ao longo de três dias, e quatro sessões de mesas redondas. Vindos de Portugal, houve a participação de três associados da SPN, o Presidente, Prof. Rui Centeno, com participação na mesa redonda sobre “A Numismática nos planos formativos universitários”; o Dr. Carlos Pernas com uma comunicação sobre “Cunhar conhecimento: o Fundo de Numismática Luís Pinto García (Vila Viçosa, Portugal)”; e a Dra. Alice Baeta também com uma comunicação sobre “Ponto de situação dos achados monetários hispano-romanos em Portugal”.
Dentre os espanhóis também havia sócios da Sociedade Portuguesa de Numismática, como os Dr. Adrián Gordón Zan, Prof. Ruth Pliego Vázquez, Doutor Manuel Gozalbes Fernandez de Palencia, e Prof. Bartolomé Mora Serrano que apresentaram os avanços nos seus respetivos projetos de investigação.
Foram três dias intensos de debate sobre o futuro da numismática na Península Ibérica, com a divulgação de novas descobertas e a partilha de muito conhecimento. As comunicações abrangeram as diversas temáticas que a numismática possibilita, desde o mundo clássico até as produções medievais e modernas; com perspetivas variadas desde o meio académico e museológico, mas também com diversos investigadores do meio colecionista e independentes. Com abordagens desde a iconografia representada, a estudos de cunho, circulação monetária e digitalização e salvaguarda do património numismático.
Agora, com o fim do congresso, os investigadores trabalham para escrever os artigos que vão compor as Atas deste congresso a serem publicadas pelo Museo Casa de la Moneda de Madrid em formato eletrónico. Ainda não existe data para a sua publicação, mas assim que estiver disponível daremos notícia do mesmo.
A. Baeta
< voltar