JÁ DISPONÍVEL O CATÁLOGO DA 67ª PERMUTA POR CORRESPONDÊNCIA INTER-ASSOCIADOS, 12 DE MAIO 2016

Segunda-feira, 11 de Abril de 2016
JÁ DISPONÍVEL O CATÁLOGO DA 67ª PERMUTA POR CORRESPONDÊNCIA INTER-ASSOCIADOS, 12 DE MAIO 2016

Já está disponível no portal da SPN o CATÁLOGO da 67ª Permuta Inter-associados que decorrerá no próximo dia 12 de MAIO de 2016, pelas 21H30, na sede da SPN.

Esta Permuta é constituída por 756 lotes, essencialmente moedas de Portugal e antigas colónias, mas com também com uma boa representação da Antiguidade Clássica (Foto do lote nº 1), de moedas estrangeiras, de notas e bibliografia numismática. Não excluindo a existência de outros lotes ou moedas de interesse e considerável valor, podem-se destacar os seguintes conjuntos: o lote de moedas do reinado de D. Fernando I de bolhão, algumas raras com grande interesse, como sejam os Graves de Milmanda e Valença, as Barbudas de (reverso Gentil) e  Milmanda , o Tornês de Escudo (AG 75.01 - 2 exemplares conhecidos) e Milmanda, terminando com o Meio Real  FR; o grupo de numismas de D. João I, onde sobressai  o Real de Dez Soldos ainda como Regedor e Defensor do Reino e, como Rei, o Meio Real Atípico P - 0 e seus submúltiplos, alguns com sinais ocultos curiosos; de D. Afonso V temos uma variedade significativa de pobres ceitis e como moedas a salientar o Real Branco, o Chinfrão, o Real Grosso e os Cruzados de ouro; a  2ª Segunda Dinastia continua a ser merecedora da vossa atenção no que se refere ao reinado de D. Manuel I, D. João III  e D. Sebastião I, com diferentes peças e variantes, onde sobressaem as de ouro e prata, destacando-se o S. Vicente, do "Venturoso", e um raro Cruzado (AG 70.02) e, do "Piedoso", o Tostão  P-O (AG 140.17), exemplar do catálogo; do final desta dinastia e já no 2º Interregno, temos um Meio Tostão dos Governadores, peça muito rara, apresentando-se com um bonito flan; o valioso grupo de moedas carimbadas, além dos restantes valores dos reinados de D. João IV, D. Afonso VI com os Quatro Vinténs ( AL : VI ) e D. Pedro II, bem representado sobretudo na quantidade e estado de conservação dos seus belos Cruzados, com realce para o lindo exemplar datado de 1683 (Coroa de Príncipe) e o de Cordão e cunho de orla nova sobre Cruzado de 1665 de D. Afonso VI; no que se refere à restante monarquia, são de realçar, o importante grupo de numismas de ouro de D. João V, D. José, D. Maria I & Pedro III,  D. Miguel I com um bonito exemplar da Peça de 1830, acabando em D. Luís I; para os apaixonados da sempre atraente numária da Índia Portuguesa e por  serem dignas de fazer parte de uma boa colecção, temos que distinguir, em D. José I, o S. Tomé de 10 Xerafins  1753 - Damão, 12 Xerafins 1777 - Goa e, em D. Maria II, 12 Xerafins  1840  de extrema raridade e num estado estimável.

Espera-se que esta lista desperte desde já um grande interesse de todos os nossos Associados por mais esta realização que, pela elevada qualidade de muitos lotes que irão ser levados à praça, parece ter um êxito assegurado.

Dentro de uma dúzia de dias será enviado a todos os Associados um exemplar impresso do catálogo agora disponibilizado em formato pdf neste portal da Sociedade Portuguesa de Numismática.

Aos Senhores Associados desejámos o maior sucesso na sua participação nesta 67ª Permuta.


< voltar

NUMISMA LEILÕES n.º 123, dia 30 de junho de 2020 - LEILÃO ONLINE
NUMISMA LEILÕES n.º 123, dia 30 de junho de 2020 - LEILÃO ONLINE

76ª PERMUTA POR CORRESPONDÊNCIA: AVISO IMPORTANTE
76ª PERMUTA POR CORRESPONDÊNCIA: AVISO IMPORTANTE