Eng.º Delfim Sousa Ribeiro (1954-2024), in memoriam

Quarta-feira, 10 de Abril de 2024
Eng.º Delfim Sousa Ribeiro (1954-2024), in memoriam

É com pesar que a Sociedade Portuguesa de Numismática informa do repentino falecimento do seu Presidente da Assembleia Geral, no passado dia 15 de fevereiro, no Porto. Esta inesperada morte do Senhor Eng.º Delfim Ribeiro (Associado n.º 2373) deixou consternados todos os que, na SPN, com ele privaram e usufruíram dos seus conhecimentos numismáticos e, sobretudo, da sua simpatia e disponibilidade.

O Eng.º Delfim Ribeiro prestou relevantes serviços à SPN, ao longo dos seus quarenta e três anos de Associado, tendo assumido, quase de uma forma continuada, diversos cargos nos Órgão Sociais da Sociedade Portuguesa de Numismática, em especial, em alguns mandatos da Direção presididos pelo saudoso Dr. Jorge Souto, e a presidência da Assembleia Geral da SPN desde 2015. Por outro lado, o Eng.º Delfim foi também um ativo e diligente elemento da Comissão Organizadora das Permutas, contribuindo com os seus conhecimentos para a elevada qualidade das Permutas da nossa Sociedade, tendo ainda colaborado em diversas iniciativas da SPN, cumprindo-nos aqui recordar o entusiasmo com que acolheu a realização do VI Congresso Nacional de Numismática, realizado no Porto em novembro de 2022. 

Da convivência de muitos anos com o Eng.º Delfim devemos evocar, neste momento triste para a comunidade SPN, a sua simplicidade, simpatia e empenho em ajudar a SPN a cumprir a sua missão em prol do progresso da Numismática. Com o passamento deste distinto Associado a Sociedade Portuguesa de Numismática fica dolorosamente mais pobre.

Aproveitando este momento evocativo da figura do Eng.º Delfim Ribeiro, a Sociedade Portuguesa de Numismática apresenta o seu sentido pesar à Exma. Família deste nosso já saudoso Associado.

Rui M. S. Centeno

(Presidente da Direção da SPN)

 


< voltar

A SPN presente no lançamento das moedas comemorativas dos 50 ANOS do 25 de Abril
A SPN presente no lançamento das moedas comemorativas dos 50 ANOS do 25 de Abril

AOS SENHORES ASSOCIADOS: 84ª Permuta da SPN já em adiantada fase de produção
AOS SENHORES ASSOCIADOS: 84ª Permuta da SPN já em adiantada fase de produção