Nova publicação sobre os "Justos" de D. João II

Quarta-feira, 20 de Maio de 2015
Nova publicação sobre os

O prestigiado numismata António Trigueiros acaba de publicar o trabalho "Inventário coleccionista e museólogo dos Justos de D. João de Portugal" (Bombarral, 2015, 34 págs., il., brochado), com a chancela do Forum Numismatas. No livro estão recenseados 16 exemplares, batidos em Lisboa, existentes em diversas coleções públicas e privadas, nacionais e estrangeiras, meticulosamente analisados e descritos.

Para as peças emitidas em Lisboa o Eng.º Trigueiros propõe a sua arrumação em três tipos: IVS 1, para os exemplares apresentam a numeração do rei como 2º; IVS 2, para uma peça única com um anverso do tipo 1 e o numeral do monarca do tipo 3; IVS 3, com a numeração do monarca como II. O duvidoso Justo batido no Porto é incluído em novo tipo, o IVS 4. 

Após uma minuciona análise iconográfica, estilística e técnica, bem como das legendas e respetivo desenho das letras para cada exemplar inventariado, António Trigueiros aplica neste estudo  o designado "Axioma numismático", publicado pelo Autor em julho de 2014, que lhe permitiu concluir que "o justo do Porto tem uma elevada probabilidade de ser uma falsificação moderna", provavelmente realizada entre 1750 e 1850, "talvez mais perto da última data".

Este trabalho é, sem dúvida, um contributo decisivo para o nosso conhecimento desta moeda emblemática da Numismática Portuguesa, parecendo quase inevitável duvidar da autenticidade do Justo do Porto. Espera-se que, num futuro próximo, o labor do Eng.º Trigueiros nos possa trazer mais novidades sobre Justos de D. João II.

Rui Centeno   

 

 

 

 


< voltar

78ª Permuta Inter-Associados e NVMMVS: informação

NUMISMÁTICA LEILÕES: 47º leilão, em 25 de junho de 2021
NUMISMÁTICA LEILÕES: 47º leilão, em 25 de junho de 2021