Novo livro sobre o Castro de Alvarelhos (concelho da Trofa)

Segunda-feira, 30 de Outubro de 2023
Novo livro sobre o Castro de Alvarelhos  (concelho da Trofa)

No último sábado dia 16 de setembro, foi lançado o livro “Projeto CAESAR: O Castro de Alvarelhos – Estudo científico do Registo Arqueológico”. Esta publicação, com autoria dos professores Rui Morais, Daniela Ferreira e Rui Centeno, também presidente da Sociedade Portuguesa de Numismática, se dedica ao estudo dos materiais e estruturas evidenciados ao longo das escavações realizadas entre os anos 2020 e 2022. 

Este livro tem um capítulo dedicado aos achados monetários encontrados ao longo de todas as campanhas arqueológicas já realizadas, as primeiras datam do final do século XIX, e recentemente com o projeto CAESAR entre os anos 2020 e 2022 com a participação de estudantes de arqueologia da FLUP. Descobriu-se cinco tesouros monetários, em que três terminam com moedas de Octaviano (32-27 aC), ou seja, imediatamente anteriores ao início do período imperial, e os outros dois tesouros são do século IV e V. Também se acharam moedas isoladas, fruto das escavações arqueológicas e de achados fortuitos por moradores, cujas cronologias vão desde o século I aC com moedas hispânicas (asses de Kese e Calagurris), passando por antoninianos do século III, até os pequenos nummi do século IV. 

O castro de Alvarelhos se coloca como um sítio emblemático do noroeste português, com evidências monetárias que comprovam a presença romana desde o século I aC até o final do Império. Contudo, as escavações arqueológicas revelaram uma maior concentração de achados monetários para o período denominado baixo império com moedas do final do século III ao século V. Soma-se a isso as estruturas pétreas, cerâmicas e testemunhos epigráficos que evidenciam sua larga ocupação durante o período castrejo e romanizado. 

O livro se encontra na sede da Sociedade Portuguesa de Numismática para que todos os associados tenham acesso a mais uma boa publicação arqueológica com dados da numismática antiga em Portugal.

A. Baeta


< voltar

AOS SENHORES ASSOCIADOS: 84ª Permuta da SPN já em adiantada fase de produção
AOS SENHORES ASSOCIADOS: 84ª Permuta da SPN já em adiantada fase de produção

Moedas de ouro e prata romanas descobertas nos Emirados Árabes Unidos
Moedas de ouro e prata romanas descobertas nos Emirados Árabes Unidos