O Museu do Dinheiro, do Banco de Portugal e a Casa da Moeda, da INCM, vão realizar nos próximos dias 4 e 5 de junho, a Festa do Numismata, iniciativa dirigida a todos os aficionados pela Numismática com uma especial relevância no colecionismo de moedas.
Um dos objetivos das entidades promotoras deste evento é captar novos públicos em torno desta temática e, especialmente, procurar sensibilizar e formar as novas gerações para a importância da moeda como objeto do passado e do nosso quotidiano. Por outro lado, também se procurará evidenciar a sua relevância como instrumento para propagandear ideias, valores, acontecimentos e personagens históricos e mesmo contemporâneos, características que conferem à moeda uma importância cultural, artística e histórica deste a sua invenção, no decurso da segunda metade do século VII a.C., até à atualidade.
A Festa do Numismata apresenta, durante os dois dias em que decorre, uma diversidade de atividades culturais dirigidas a diferentes segmentos de público, desde os iniciados aos mais especializados. O programa é complementado com um mercado de venda e troca de moedas e outros produtos numismáticos, contando, para o efeito, com a participação de numismatas, associações e comerciantes ligados a esta área, que contribuirão para animar esta primeira edição da Festa do Numismata.
A Sociedade Portuguesa de Numismática louva esta iniciativa do Museu do Dinheiro e da Casa da Moeda que é um novo contributo para dinamizar o mundo da Numismática, dirigindo-se a quem vai ou já está a dar os primeiros passos nesta área, mas também aos colecionadores, profissionais e estudiosos.
RC
< voltar