66ª PERMUTA POR CORRESPONDÊNCIA INTER-ASSOCIADOS, 10 DE DEZEMBRO - JÁ DISPONÍVEL o catálogo digital

Terça-feira, 10 de Novembro de 2015
66ª PERMUTA POR CORRESPONDÊNCIA INTER-ASSOCIADOS, 10 DE DEZEMBRO - JÁ DISPONÍVEL o catálogo digital

Acaba de ser disponibilizada neste portal da SPN (ver menú Permutas Inter-associados) a versão  final do catálogo da 66ª PERMUTA POR CORRESPONDÊNCIA INTER-ASSOCIADOS, em formato pdf, que terá início no próximo dia 10 de DEZEMBRO, às 21H30 na sede da SPN. Assim, os Associados da SPN poderão desde já consultar o catálogo com todos os lotes que integram esta Permuta.

Nesta 66ª Permuta serão levados à praça 916 lotes, distribuídos por moedas da República e do Império Romano, de Portugal e antigas colónias e um bom conjunto de numismas de diversos países estrangeiros, bem como interessantes lotes  de bibliografia numismática. Contudo, deve assinalar-se que esta Permuta integra a importante coleção do Senhor Belarmino Soares da Silva, nosso consócio e conhecido colecionador de moedas portuguesas, pacientemente reunida ao longo de 45 anos, onde podemos encontrar um impressivo conjunto de peças valiosas e de elevada raridade e qualidade, na sua maioria em excelente estado de conservação.

Entre as centenas de lotes desta coleção que irão à praça, podemos destacar: o dinheiro de liga rica de D. Afonso Henriques, uma muito boa representação da numaria fernandina, com o meio real FR, a barbuda com reverso Gentil e a de Milmanda, os torneses de Zamora e Milmanda, a meia barbuda do Porto, os graves de Valência e Milmanda e o pilarte coroado também desta última casa da moeda; o meio real atípico do Porto de D. João I (Gomes 33.01) e o real grosso de Lisboa de D. Afonso V e o tostão P.V. de D. Manuel I; de D. João IV temos o tostão L-C de 1641 e de D. Afonso VI os cruzado e meio cruzado coroa de príncipe, respetivamente, de 1683 e 1684.

Note-se também que esta é uma das poucas coleções com os cinquinhos de D. João II, D. Manuel I e D. João III, além do mais em perfeito estado de conservação.Mas ainda podemos encontrar nesta coleção um número expressivo de lotes de dinheiros dos primeiros reis portugueses com variantes de legendas não registadas nas principais obras de referência, bem como um bom conjunto de moedas carimbadas e de reais portugueses e tostões de D. Manuel I e ainda um valioso conjunto de moedas de D. Pedro II de grande qualidade e em excecional estado de conservação, onde pontificam o cruzado coroa de príncipe de 1683 e o meio cruzado de 1684 (com eixo 90º).

Como se pode verificar, são muitos os motivos de interesse desta 66ª Permuta da SPN, sendo esta uma das poucas oportunidades que os colecionadores têm para adquirir alguns espécímenes que, pela sua raridade e qualidade, dificilmente surgem no mercado ao longo da vida. Por isso, estamos em crer que a realização desta Permuta, para além de marcar o acontecimento sempre triste que é o desmembramento de mais uma notável coleção de moedas laboriosamente construída, vai despertar um grande interesse e participação dos nossos Associados, em especial dos colecionadores de moedas portuguesas.

Este é, sem dúvida, mais um acontecimento relevante de 2015 no meio numismático nacional que a SPN se orgulha de proporcionar aos seus Associados, esperando-se que constitua um incentivo  para os aficionados pela numismática que, ainda não sendo membros da SPN, se decidam ingressar nesta prestigiada agremiação cultural.

Rui Centeno


< voltar

NUMISMA LEILÕES n.º 123, dia 30 de junho de 2020 - LEILÃO ONLINE
NUMISMA LEILÕES n.º 123, dia 30 de junho de 2020 - LEILÃO ONLINE

76ª PERMUTA POR CORRESPONDÊNCIA: AVISO IMPORTANTE
76ª PERMUTA POR CORRESPONDÊNCIA: AVISO IMPORTANTE