Fernando Cantista Pizarro Bravo (1933-2023), in memoriam

Quarta-feira, 22 de Fevereiro de 2023
Fernando Cantista Pizarro Bravo (1933-2023), in memoriam

Foi com sentida tristeza que recebemos a notícia da morte, no passado dia 9 de fevereiro, do nosso Associado Titular (n.º 799), o Senhor Capitão Fernando Cantista Pizarro Bravo, que, desde 2015, ocupava o cargo de 1º Secretário da Mesa da Assembleia Geral da SPN.

Por ocasião da realização do VI Congresso Nacional de Numismática, em cerimónia que decorreu na noite de 24 de novembro passado, o Capitão Pizarro Bravo foi distinguido com o Diploma de Associado com 50 anos de afiliação na SPN bem como, considerando os relevantes serviços prestados à Sociedade Portuguesa de Numismática e a sua ação como estudioso e distinto colecionador de moedas romanas, foi anunciado como Associado Honorário da SPN, tendo sido eleito por aclamação em reunião de Assembleia Geral efetuada em 23 de maio de 2022.

Conheci o Capitão Pizarro Bravo nos finais dos anos oitenta do século passado, por intermédio de um amigo comum, em sua casa, onde nos recebeu com grande cordialidade e onde tive oportunidade de apreciar a sua coleção numismática e, particularmente, os materiais provenientes de achados da região flaviense. Desde então, sempre mantivemos contacto e fomo-nos encontrando em diversas ocasiões, nomeadamente, em eventos relacionados com a numismática e a arqueologia. A última vez que o visitei em Santo Estêvão, em fevereiro de 2018, ocasião em que trocámos impressões sobre temas numismáticos, a arqueologia de Chaves e a SPN que este nosso distinto associado muito apreciava.

Guardo do Capitão Pizarro Bravo a sua paixão pela numismática (sobretudo romana), a sua cordialidade, simpatia, o seu fino humor e a disponibilidade para ensinar, mas também para aprender, particularmente, em assuntos da sua predileção como era a Numismática. O seu legado como estudioso relaciona-se fundamentalmente com a Numismática Romana, tendo publicado vários trabalhos em diversas revistas (com destaque para a Revista Aquae Flaviae) e uma meritória monografia sobre achados de moedas romanas em território transmontano, alguns deles integrando o seu numofilácio.

Neste momento de tristeza pela perda de tão ilustre Associado e membro da Mesa da Assembleia Geral, a SPN associa-se ao pesar da Exma. Família do Senhor Capitão Fernando Cantista Pizarro Bravo, a quem apresenta as mais sentidas condolências.

Rui M.S Centeno

Presidente da Direção da SPN


< voltar

NUMISMA LEILÕES n.º 140, dias 27 e 28 de fevereiro de 2024: Coleção Primavera
NUMISMA LEILÕES n.º 140, dias 27 e 28 de fevereiro de 2024: Coleção Primavera

Dr. Mário de Castro Hipólito (1931-2023), in memorian
Dr. Mário de Castro Hipólito (1931-2023), in memorian