Um Português de D. Manuel I encontrado no Reino Unido

Segunda-feira, 26 de Setembro de 2022
Um Português de D. Manuel I encontrado no Reino Unido

Um Português de D. Manuel I encontrado no Reino Unido

Recentemente, tomámos conhecimento através do nosso consócio da SPN, Dr. Javier Salgado, de uma notícia do jornalista da Agência Lusa, Bruno Manteigas, correspondente no Reino Unido, com o título “Moeda portuguesa de ouro rara encontrada no Reino Unido num turismo rural”, onde é relatada a descoberta em Etchilhampton (Wiltshire), a cerca de 150 Km a oeste de Londres.

A moeda foi encontrada por Mick Edwards, nos primeiros dias de julho passado, a pouco mais de 25 cm de profundidade, quando prospetava o sítio com um detetor de metais, atividade regulamentada e, por isso, autorizada no Reino Unido. O aparecimento da moeda foi registado no dia 6 de julho, no “Portable Antiquities Scheme” (Hawke, S (2022) WILT-570639: A POST MEDIEVAL COIN Web page available at: https://finds.org.uk/database/artefacts/record/id/1072055 [Acedido em: 26/09/2022, 00:45:08]), onde se encontra toda a informação disponível referente a este achado.

Trata-se de um sempre valioso Português (10 Cruzados) do rei D. Manuel I, que, dado o interesse que poderá despertar entre os estudiosos e colecionadores portugueses, se descreve a seguir:

Anverso

 ✚:I:EMΛиVEL:R:PORTVGΛLIE:ΛL•C:VL•Iи•Λ•D.G•, entre duas cercaduras peroladas e uma terceira linear, rodeando o Escudo do Reino, coroado, ladeado por aneletes, à esquerda e direita; a da legenda exterior tem continuação, entre a cercadura linear interior e a perolada média, :I:C•и: C•ETHIOPIE:ΛRΛBIE:PERSIE

Reverso

 :Ɨи: :HOC: :SƗGиO: :VƗиCEES:, entre duas cercadura, perolada a externa e linear a interna, envolvendo a Cruz da Ordem de Cristo, encimada por 3 pontos.

Peso: 35,36g  Diâmetro: 35,7mm  Espessura: 2,2mm  Eixo: 230º  Bibl.: Gomes (2021) 74.07

Como facilmente se observa nas fotos, a moeda tem a particularidade de ter sido profundamente puncionada no reverso, por certo para verificação da qualidade do metal, procedimento que também afetou o anverso, mas de forma mais ligeira.

Como nenhuma unidade museológica reclamou a sua aquisição, a moeda será vendida, no próximo dia 29 de setembro, pela Noonans, empresa londrina da especialidade, no leilão “Coins and Historical Medals, Live Online Auction, 29 September 2022”, lote 2196 (https://www.noonans.co.uk/auctions/calendar/656/catalogue/431826/). No catálogo é referido que o numisma foi submetido a um teste de gravidade específica que revelou a seguinte composição do metal:99,5% de outo e 0,4% de prata. Tais resultados enquadram-se no que é conhecido sobre o teor do ouro utilizado na emissão do Português manuelino.

Uma nota ainda sobre o descobrimento desta moeda em território inglês: está longe de ser um caso singular, existindo diversos registos de achados de moeda portuguesa de diferentes períodos no Reino Unido, que poderão ser pesquisados, por exemplo, no referido “Portable Antiquities Scheme”. A título de exemplo, refira-se que, na página deste website onde aparece publicada a moeda em apreço, dá-se a indicação de mais 3 achados similares, isto é, de moeda de D. Manuel I: dois exemplares de vintém ( PUBLIC-1CAF51 e SUR-6FB5F5) e um cruzado (PUBLIC-8906E6).

Rui M. S. Centeno (UPorto – CITCEM)


< voltar

Anúncio da 81ª Permuta Inter-Associados da SPN, 5 de dezembro de 2022
Anúncio da 81ª Permuta Inter-Associados da SPN, 5 de dezembro de 2022

NUMISMA LEILÕES n.º 134, dia 9 de novembro de 2022: Coleção Casta Vinhão
NUMISMA LEILÕES n.º 134, dia 9 de novembro de 2022: Coleção Casta Vinhão