Dr. Jorge de Valladares Souto (1928-2019), in memoriam

Quinta-feira, 30 de Maio de 2019
Dr. Jorge de Valladares Souto (1928-2019), in memoriam

É com pesar que a Direção da SPN informa o falecimento, no passado dia 4 de abril, do  Dr.  Jorge de Valladares Souto, ilustre médico e numismata, que, após ter integrado a Direção da SPN desde 1971, assumiu a Presidência da nossa Sociedade entre dezembro 1985 e  junho 2012.

Para além da referência ao rigor e competência com que o Dr. Jorge Souto conduziu a SPN durante este longo período,  devemos destacar a sua ação como colecionador e estudioso muito diversificado em temas numismáticos, desde a observação de simples curiosidades de determinados espécimes à publicação de materiais numismáticos inéditos, trabalhos publicados, individuelmente ou em parceria, em publicações nacionais e internacionais e, muito especialmente, nas revistas A Permuta e Nvmmvs. O Dr. Souto também teve o engenho de "construir" um seleto numofilácio onde impera o numerário do Mundo Antigo e, naturalmente, de Portugal e do "Mundo Português", sempre com a preocupação em adquirir exemplares que revelassem especiais particularidades que raramente escapavem ao seu perspicaz espírito de observação. A sua coleção de moedas foi complementada por uma importante biblioteca da especialidade, que foi suporte aos numerosos trabalhos de investigação que desenvolveu.

Mas, neste momento, cabem também aqui algumas palavras sobre o Homem. Como tive a oportunidade de colaborar nos mais diversos assuntos da SPN com o Dr. Jorge Souto, durante cerca de quatro décadas, é-me fácil recordar a sua natural simpatia e gentileza, o seu gosto pelas tertúlias sobre temas numismáticos e culturais, a seriedade e rigor que sempre colocou na gestão da SPN. Era um Homem Bom, com uma finura e simplicidade no trato que certamente muito marcaram e sensibilizaram todos o que tiveram a felicidade de se cruzar com o Dr. Jorge Souto.

A SPN muito deve a este seu antigo Presidente que sempre se bateu pela sua defesa e promoção e valorização, deixando como legado uma Sociedade organizada e preparada para enfrentar um futuro que se espera aupicioso.

Neste triste momento, a Direção da SPN apresenta à Exma. Família enlutada as mais sentidas condolências pelo passamento de um dos mais distintos membros da Sociedade Portuguesa de Numismática.

Rui M. S. Centeno


< voltar

NUMISMA LEILÕES n.º 118, dia 26 de junho de 2019
NUMISMA LEILÕES n.º 118, dia 26 de junho de 2019

74ª PERMUTA por Correspondência: é já no próximo di 27 DE JUNHO
74ª PERMUTA por Correspondência: é já no próximo di 27 DE JUNHO