74ª PERMUTA da SPN: já disponível o Catálogo em Pdf

Quinta-feira, 30 de Maio de 2019
74ª PERMUTA da SPN: já disponível o Catálogo em Pdf

Já está disponível  neste portal da SPN a versão em Pdf do catálogo  da 74ª PERMUTA por Correspondência Inter-Associados, que irá decorrer no próximo dia 27 de JUNHO (5ª Feira), na sede da SPN, pelas 21H30.

Os Senhores Associados que desejem descarregar o documento em Pdf, poderão fazê-lo no menú "Permutas Inter-Associados", submenú "Catálogos". O catálogo do leilão  apresenta 751 lotes, abrangendo o Mundo Antigo, os períodos visigodo e muculmano, Portugal e Antigas Colónias, numerário de diferentes países do mundo, papel-moeda e bibliografia numismática.

São muitos os lotes que merecem uma referência pela sua raridade, qualidade e/ou estado de conservação, contudo, vamos enumerar os exemplares mais significativos e algumas das nossas preferências: comecemos por bom conjunto de moedas do Mundo Clássico, onde podemos encontrar um siclo dos Reis da Persia, de cerca de 450-330 a.C. (nº 1), uma tetradracma póstuma de Alexandre Magno, 300-280 a.C. (nº 2) e um grupo variado de bronzes e prata romana, da República e do Império (nº 3-44); do período visigótico, um tremissis cunhado por Suinthila (621-631) na oficina de "ELVORA" (identificada como correspondendo Talavera de la Reina), peça de reconhecida raridade e especialmente procurada por colecionadores portugueses, devido a sua pretensa cunhagem em Évora (nº 45). Merecem também referência, pela sua raridade, algumas moedas da 1ª Dinastia, como o Dinheiro e o soberbo e significativo Morabitino, todas elas de D. Sancho I (nº 52-3); seguem-se os Cruzados de D. Afonso V (nº 61) e D. João II (nº 62) e, em D. João III, o raro Tostão (Cruz de Avis)(nº 66) e o raro e universal Português L-R (nº 67), que testemunha toda a riqueza da numismática portuguesa de Quinhentos. 

Destacamos ainda um alargado e notável conjunto de lotes dos reinados de D. Pedro II, onde se sobressaem os Doze Vinténs 1688-P (nº 89), os Cruzados de 1689 e 1706 (nº 91 e 92), de D. João V, com o Quartinho 1726-M (nº 108), o Escudo 1722-L (nº 111) e a Dobra 1733-M (nº 112), em D. João Regente, o muito procurado Cruzado 1816 "VINECS" (nº 141). Para o final da monarquia, poderemos referir a extensa lista de moedas de D. Maria II, D. Carlos I e D. Luís I nos vários metais e com algumas das apreciadas datas que muitos dos nossos Associados terão finalmente a oportunidade de adquirir. Uma referência ainda para os lotes da República Portuguesa, onde podemos encontrar numismas muito interessantes e escassos. 

Da antiga colónia do Brasil (nº 359-83) merecem um atento reparo os 960 Réis do D. João P. Regente e D. João VI, entre os quais se encontram alguns bastante raros. Como também vem sendo habitual nas Permutas da SPN, temos um grande e diversificado número de moedas dos mais distintos países.

Por último, apresentamos aos nossos sócios um bom conjunto de notas bastante diversificado, do Portugal e Antigas Colónias, com belos exemplares (nº 657-703) e, como não podia deixar de ser, um significativo conjunto de bibliografia numismática, onde se podem encontrar alguns títulos de particular raridade.

A enumeração de alguns lotes merecedores de destaque é bem reveladora  do interesse desta 74ª Permuta por Correspondência, onde os Senhores Associados, nacionais e estrangeiros, encontrarão algumas peças de especial relevância que enriquecerão as suas coleções e/ou bibliotecas.

Informa-se que a versão impressa deste catalogo será enviada aos Senhores Associados com as quotas regularizadas. Caso não se encontre nesta situação e deseje receber o catálogo da 74ª Permuta, deve proceder ao pagamento de quotas em atraso com a brevidade possível.

Rui Centeno


< voltar

NUMISMÁTICA LEILÕES: 36º leilão, em 26 de julho de 2019
NUMISMÁTICA LEILÕES: 36º leilão, em 26 de julho de 2019

NUMISMA LEILÕES n.º 118, dia 26 de junho de 2019
NUMISMA LEILÕES n.º 118, dia 26 de junho de 2019