Publicados Dois Novos "Cadernos Numismáticos" do fórum Numismatas

Quinta-feira, 08 de Junho de 2017
Publicados Dois Novos

Acabam de ser dados à estampas os números XI e XI da coleção "Cadernos Numismáticos, editada pelo fórum Numismatas. Os novos volumes são da autoria de Vítor Manuel Almeida, apresentando os títulos "A Moeda de Augusto Molder - sequência dos leilões, vendas a preço fixo e listas dos preços atingidos" (s.l., 2017, 30 págs. il.) e "A geringonça filipina - conjecturas e heresias" (s.l., 2017, 47 págs., il.).

Na primeira brochura, o Autor após uma breve explicação e justificação do trabalho apresenta uma completa relação dos 91 números da popular revista desde o final da década de 40 do século passado, com a transcrição dos respetivos índices, bem como de todos os suplementos e listas dos preços atingidos nos diversos leilões (págs. 9-30). Com este trabalho, o leitor que não tenha a sorte de ser possuidor desta cobiçada revista, pode verificar com detalhe a diversidade temática dos artigos publicados, assim como do conteúdo das dezenas de leilões e vendas a preço fixo, publicadas entre 1948 e 1958.

Contudo, este meritório trabalho não é totalmente inovador no que respeita à publicação dos índices da revista "A Moeda". Na verdade, no já longínguo ano de 1963, Arnaldo Brazão, no seu valioso livro mas muito injustamente esquecido pelos estudiosos de numismática, "Numismólogos contemporâneos e a sua actividade cultural" (Lisboa, 1963), já tinha recolhido, inventariado, tratado e comentado todos os artigos publicados em "A Moeda", como se pode constatar no capítulo IV. A "Moeda" e a numismática nacional (págs. 55-68), com a vantagem de apresentar os artigos por autores, ordenados alfabeticamente, não considerando todavia os conteúdos respeitantes aos leilões e outras vendas de moedas. Curiosamente, Vítor Manuel Almeida não cita o livro de Brazão, cuja consulta teria sido muito útil.

De qualquer forma, este volume não deixa de ser muito útil a quem se quiser inteirar de tudo o que foi publicado neste periódico da Casa Molder até à sua extinção.

A segunda publicação de Vítor Almeida, evidencia um conhecimento detalhado pelo Autor da numária filipina e da documentação com interesse numismático, publicada essencialmente por Teixeira de Aragão, na sua monumental obra, em muitos aspetos ainda hoje insubstituível, "Descripção geral e historica das moedas cunhadas em nome dos reis, regentes e governadores de Portugal", 3 vols. (Lisboa Imprensa Nacional, 1874-80). No seu texto, redigido em estilo coloquial e despretencioso, Vítor Almeida percorre toda numária da dinastia filipina, procurando precisar, dintinguir e ordenar as diferentes emissões monetárias dos três reis castelhanos, sempre apoiado na documentação manuscrita já publicada, sendo inegavelmente uma interessante aportação ao nosso conhecimento desta difícil numária. Não cabe nestas notas discutir de forma aprofundada todas propostas do Autor ao longo do seu trabalho como, a título exemplificativo, a atribuição a Filipe III de algumas moedas tradicionalmente atribuídas aos três Filipes, possivelmente cunhadas entre 1623 e 1624, quando Domingos Falcão substitui Braz Falcão e são então utilizados na produção de moeda "cunhos obsoletos que ainda existiam armazenados" (págs. 26-7).

Este trabalho certamente muito beneficiaria, se o Autor tivesse optado por apresentar uma descrição pormenorizada de todas as moedas analisadas, já arranjadas segundo a ordenação proposta, tanto mais que a qualidade de algumas das fotografias das moedas são praticamente ilegíveis (v.g., 7ª foto da fig. 52; 5ª e 6ª fotos da fig. 56 ou a fig. 62).

Não podemos deixar de felicitar o Autor pela publicação destes dois úteis trabalhos que vêm animar a modesta produção de bibliografia numismática em Portugal e agradecer ao fórum Numismatas mais esta oferta das suas publicações.

Rui Centeno 


< voltar

NUMISMA LEILÕES n.º 118, dia 26 de junho de 2019
NUMISMA LEILÕES n.º 118, dia 26 de junho de 2019

74ª PERMUTA por Correspondência: é já no próximo di 27 DE JUNHO
74ª PERMUTA por Correspondência: é já no próximo di 27 DE JUNHO