Novas aquisições para o Museu da SPN

Terça-feira, 13 de Maio de 2014
Novas aquisições para o Museu da SPN

Em 13 de dezembro de 2012, 6 de junho de 2013 e 5 de dezembro de 2013 decorreram com grande sucesso mais três edições das Permutas por Correspondência Inter-associados, contituídas, respetivamente, por 1142, 1066 e 809 lotes, oriundos na sua grande maioria das coleções dos nossos saudosos associados Senhor Alexandre Barbas e Dr. Henrique Nogueira, onde pontificavam algumas moedas de grande raridade e de excecional qualidade, conforme foi destacado nos intróitos aos respetivos catálogos.

A Direção da SPN, em consonância com o n.º 9, do plano de ação apresentado em junho de 2012, onde se comprometeu promover o desenvolvimento das coleções da SPN com a incorporação de aquisições (ver, revista A Permuta, 130-133, 2012, p. 7), usou da prerrogativa prevista no artigo 18º de Regulamento da das Permutas, em vigor, que permite a SPN “optar por qualquer lote com vista ao enriquecimento do seu património”.

Este conjunto de moedas que passou a incorporar o património da SPN, para além de contribuir para valorização da nossa coleção numismática, inclui peças com grande importância, raridade e em invulgar estado de conservação, onde podemos destacar, entre outras, o solidus de Constâncio II (Lote 197), a milliarensis de Teodósio II (Lote 225), o dinheiro (Lote 257) e a mealha de Afonso I (Lote 258), o excecional tornês de Dinis (Lote 272), a rara barbuda Ç-A de Fernando I (Lote 288) e o magnífico leal –L- de Afonso V (Lote 347), bem como, entre as peças adquiridas em dezembro de 2013, a Conceição (Lote 314) e o ensaio do Pataco de Miguel I (Lote 367).

É intenção do atual elenco diretivo prosseguir com o esforço de valorização do nosso acervo numismático, seja com novas aquisições, seja por doações dos associados da SPN.


< voltar

AOS SENHORES ASSOCIADOS: 84ª Permuta da SPN já em adiantada fase de produção
AOS SENHORES ASSOCIADOS: 84ª Permuta da SPN já em adiantada fase de produção

Moedas de ouro e prata romanas descobertas nos Emirados Árabes Unidos
Moedas de ouro e prata romanas descobertas nos Emirados Árabes Unidos